Com as baixas temperaturas do inverno, a proliferação de vírus e bactérias se torna mais fácil e o contágio ocorre com maior frequência.

Problemas como alergias, gripes, resfriados e infecções das vias aéreas são mais comuns no inverno, e por isso, é fundamental a prevenção.

Seguindo algumas dicas simples, é possível aumentar muito a proteção de bebês e crianças. Tudo começa em casa, com uma boa alimentação (exceto nos casos de bebês que ainda estejam amamentando no seio da mãe, o leite materno é o melhor alimento para a criança, e deve ser usado com exclusividade até os 6 meses). Uma alimentação adequada tem papel muito importante no sistema imunológico. Sopas, verduras, legumes, frutas, ajudam bastante a aumentar a imunidade e resistência.

É importante também que o ambiente esteja sempre limpo. Evite ambientes e móveis que acumulem muito ácaro e poeira. É importante colocar tapetes, colchões e travesseiros ao sol de vez em quando para ajudar na eliminação de ácaros, evitando assim crises alérgicas.

Manter as janelas abertas também é fundamental. Mesmo nos dias frios, a circulação do ar ajuda a evitar a proliferação de vírus. O objetivo não é expor as crianças às correntes de ar, mas arejar os cômodos.

Evite também levar a criança para ambientes conglomerados, isto é, com muitas pessoas. Ambientes abafados também aumentam o risco de contaminações.

É importante também manter as mãos da criança sempre limpas, e proteger nariz e boca ao tossir e espirrar.

Pediatra em Curitiba

Se você precisa de acompanhamento com seus filhos ou esclarecimentos, clique no botão de Whatsapp abaixo.

Dra. Marian Mascarenhas – Médica de Família – Pediatra em Curitiba.