O leite materno é o alimento mais importante para o bebê, e é recomendado a amamentação exclusiva de leite materno por, no mínimo, seis meses, para o desenvolvimento saudável do bebê.

Porém, há um momento em que é preciso fazer o desmame. E essa é uma dúvida muito comum das minhas pacientes. Hoje vou falar um pouco sobre o momento ideal para o desmame.

Após os seis primeiros meses, é possível oferecer outros alimentos para o bebê além do leite materno. Porém, o leite materno, até os seis meses, deve ser o único alimento lácteo da nutrição da criança. Ou seja, nada de iogurtes e outros alimentos que contenham leite.

O processo de desmame deve ser feito intercalando leite materno com leite de fórmula. Uma forma de fazer isso, caso a mãe precise trabalhar, é alimentar o bebê com leite pela manhã e à noite, e durante o dia, a criança poderá tomar mamadeiras com leite de fórmula, enquanto a mãe estiver ausente.

Durante os dois primeiros anos, não á indicado usar leite de vaca integral. As fórmulas infantis são manipuladas com o intuito de reduzir as proteínas animais e também aumentar a digestibilidade e absorção dos nutrientes, além de oferecer menor risco de alergias. Por isso, busque sempre utilizar fórmulas ao invés de leite de vaca.

Em caso de dúvidas, procure um pediatra.

Pediatra em Curitiba

Dra. Marian é médica pediatra e atende em dois locais em Curitiba. Para agendamentos, clique no botão do Whatsapp abaixo.